domingo, 2 de agosto de 2009

44 anos de instalação do município de Pirambu

08/08/1965 - Essa é a data oficial da instalação do municipio de Pirambu após "calmaria" durante o Golpe Militar de 1964. "Erroneamente se comemora a emancipação política de Pirambu no dia o8 de agosto, data em que se deveria comemorar a instalação do município. Historicamente falando, não devemos rejeitar o 08 de agosto, mas, a sociedade precisa conhecer e considerar o 26 de novembro como marco histórico para o nosso município", explica o professor e historiador Claudomir Tavares.
Em 1963, graças a atitude de homens como Dr. Linhares, o então deputado estadual Nivaldo Santos, além de líderes comunitários como o saudoso João Dórea do Nascimento (primeiro prefeito de Pirambu), Manuel Amaral Lemos, Pedro Alexandre e tantos outros, é que se registrou a tão sonhada independência política. Pirambu foi vítima da Ditadura Militar tendo o seu processo de emancipação cassado pelo referido Regime. A Lei nº 1234/63 foi engavetada e somente em 08 de agosto de 1965 Pirambu foi instalado oficialmente.
Sabemos que no Brasil o registro dos fatos históricos sempre foram manipulados pela elite, o que justifica a inconsistência de muitas datas registradas pela História oficial. "Para os historiadores as datas históricas devem ser computadas a partir da(s) primeira(s) manifestação(ões) emanadas do povo". reforça o professor Claudomir.
Todos os anos esse tema é discutido nos planejamentos pedagógicos da rede municipal de ensino de Pirambu e levado às autoridades municipais para fins de legalização, mas, até agora nenhuma ação recíproca. Fica a sugestão para as autoridades municipais (secretários, vereadores, prefeito...) para analisar e oficializar essa data já ratificada pela História de nosso povo.
Refletindo...
É válido ressaltar que Pirambu é um bebê que está se preparando para andar sozinho, e diga-se de passagem o tal bebê tem enfrentado inúmeros osbstáculos, haja visto o comodismo da sociedade e a má fé da maioria dos adminsitradores que por aqui passaram.
Paralelo a essa cegueira social, reina a impunidade. Véio!!! E a justiça? Tantas provas... Ninguém punido, que burocracia. A quem recorrer??? Meu Deus, Meus deuses!!!
ACORDA PIRAMBU!!! Precisamos ir para as ruas, fazer barulho, incomodar... Gritem, falem onde dói! Deixem que nos chamem de anarquistas. O povo precisa se unir para enfrentar os burgueses. Temos que ter consciência de classe, do contrário, seremos esmagados pela elite, já dizia o velho Marx.
Se não prepararmos o caminho para a criança hoje, amanhã a mesma será um adulto sem norte.
Pense nisso!


Confira o texto da Lei 1234/63

LEI Nº. 1.234
DE 26 DE NOVEMBRO DE 1963
Cria o município de Pirambu e dá outras providencias


O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art.1º - Fica criado o Município de Pirambú com sede no atual Povoado do mesmo nome, desmembrado do município de Japaratuba
Art.2º - Os limites do município ora criado será os seguintes: começa na foz do rio Japaratuba, na costa Atlântica, daí subindo o curso do mesmo Rio, até um ponto situado à margem direita, de quem sobe o Rio, daí partirá uma linha reta que passará entre os Povoados Marimbondo e São José da Catinga até a confluência do Rio Papagaio com o rio Poxim daí virando em direção leste, até o oceano, seguindo os antigos limites do município de Japaratuba.
Art.3º - A instalação do município de Pirambú terá lugar 30 dias após a diplomação do Prefeito e Vereadores eleitos em eleição que serão determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. do Estado.
Art.4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
Palácio do Governo do Estado de Sergipe, Aracaju, 26 de novembro de 1963, 75º da República.

JOÃO DE SEIXAS DÓRIA
GOVERNADOR DO ESTADO


Fontes:
http://www.al.se.gov.br/legislacao_estadual.asp
http://www.tribunadapraia.com/ Pirambu comemora 45 anos de Emancipação Política
Por Claudomir Tavares * claudomir@infonet.com.br

Um comentário:

ZeAntonioJapa disse...

Nos escritos que li até agora, é defendida a tese de que a emancipação era almejada devido ao desenvolvimento econômico(pesca e côco) e até já li algo como turismo, naquela época??? Todos sabemos que esses fatores não tiveram peso algum,apenas serve como justificativa. Creio que tem a ver com alguma questão política, alguma disputa entre as lideranças do então povoado com as da sede do município.