quarta-feira, 1 de junho de 2016

´´Liberté, Egalité e Fraternité´´

Literatura de Cordel

REVOLUÇÃO FRANCESA
´´liberté, egalité e fraternité´´

Autoras:
Rafaela Silva, Jeise Cláudia Santos, Jeicielle Santos e Nataly Santos (alunas do 8º ano da Escola Municipal Mário Trindade Cruz em Pirambu-SE).
Coordenação e finalização:
Profº Agnaldo Silva

Nós estudamos e descobrimos
Que um grande movimento
Marcou assim a transição
E que agora neste momento
Nós transformamos em cordel
Para criar um documento
*
Falamos da Revolução francesa
Como um marco divisório
Da polemica Idade Moderna
Que deu muito falatório
Chega à contemporaneidade
Como marco introdutório
*
A Revolução Francesa
Teve influência certeira
Ao redor de todo o mundo
Uma ideia aventureira
Chegando até ao Brasil
Na Inconfidência Mineira
*
Para que vocês entendam
Essa nossa narração
A sociedade francesa
Era uma grande aberração
Era dividida em estados
Pense só na confusão
*
O clero e a nobreza
Formavam o primeiro estado
Tinham vários privilégios
Não davam um tostão furado
Não pagavam impostos
Deixando o povo ferrado
*
Esse povo do qual falamos
Era a classe burguesa
Artesãos, comerciantes
E a turma camponesa
Formava o terceiro estado
Uma vida de incerteza
*
Incerteza porque imposto
Era só o que eles pagavam
Uma vida independente
Era o que eles desejavam
E por vida com liberdade
Era pelo que eles lutavam
*
Tudo aconteceu na França
Quando uma movimentação
Tentou barrar as vontades
Do rei Luis sem noção
Foi lá no século dezoito
E chamou muito atenção
*
Dois grupos se formaram
De um lado os girondinos
Defensores da nobreza
Do outro os jacobinos
Grupo que levou as pessoas
Mudar de vez os seus destinos
*
O absolutismo monárquico
Estava com dias contados
O pessoal do Iluminismo
Trouxe a todos um recado
Acaba com essa tirania!
Pra o povo ser libertado
*
Foi convocada uma assembleia
E o com o voto individual
O terceiro estado venceria
Um feito fenomenal
Mas a nobreza não aceitou
E veio um ponto final
*
A Nacional Constituinte
Foi logo estabelecida
O terceiro estado saiu
Para lutar pela vida
A guerra só começou
Uma atitude atrevida
*
A Liberdade, a Igualdade
E a Fraternidade é o lema
Dessa grande revolução
Que modificou o sistema
Político e econômico
E inspirou esse poema
*
A invasão da Bastilha
Foi um feito interessante
Pôs fim ao absolutismo
O rei perdeu num instante
Todo poder que tinha
Um ato impressionante
*
A Declaração dos Direitos
O respeito à dignidade
O direito contra a opressão
E também à propriedade
A liberdade de pensamento
E também à igualdade
*
Tudo isso foram conquistas
Por meio da Revolução
O Estado foi reformado
E criada uma Constituição
Uma sociedade mais justa
Graças à luta d’uma nação
*
Os poderes do governo
De um lado o Executivo
Do outro na observância
Está na cola o Legislativo
E a justiça ficou por conta
De um Judiciário ativo
*
Naquele exato momento
Também houve a separação
Do Estado e da Igreja
Para o bem da população
Estado laico é bem melhor
Para evitar doutrinação
*
O rei Luis Desesseis
Quis fazer uma campanha
Aliou-se com a Áustria
E quis ganhar essa barganha
Voltar com a monarquia
Uma ousada artimanha
*
O rei Luis fugiu da França
Pra preparar um ataque
Mas foi logo reconhecido
E nesse longo embate
Foi capturado e preso
O começo do desembarque
*
O desembarque da nobreza
De uma vez do poder
O povo estava decidido
Não dava o braço a torcer
E quem defendesse o rei
O destino era morrer
*
Com o advento da República
A Assembleia Constituinte
Sofreu uma adaptação
E transformou-se no seguinte
Em Convenção Nacional
Pra o poder ser conseguinte
*
Robespierre e Saint-Just
Jacobinos de carteirinha
Queriam a morte do rei
E na guilhotina amoladinha
Degolar o nobre monarca
E acabar com a ladainha
*
O Tribunal Revolucionário
E o Comitê de Salvação
Foi o terror da nobreza
Instalou-se uma perseguição
Gerando o “Grande Medo”
Em parte da população
*
Quem não era jacobino
Poderia ser guilhotinado
A ditadura jacobina
Tinha deixado um recado
Ou rezava a cartilha deles
Ou o cabra tava lascado
*
Como nenhum poderoso
Fica pra fazer semente
Robespierre conheceu
A fúria dos resistentes
A Planície uniu forças
E o decapitou de repente
*
Além do conflito interno
A França também enfrentava
Inimigos como a Espanha
Com a Prússia também brigava
O Reino Unido e a Rússia
Uma lista completava
*
Nesse contexto perverso
Cresce firme a burguesia
Ganhando força e poder
E também nessa freguesia
Perambulava um cabra
Que provou ter ousadia
*
O nome dele é Napoleão
Que deu um golpe de Estado
Com o apoio do Exército
Instalou o Consulado
Dissolveu o Diretório
Foi tudo muito pensado
*
O nome dessa façanha
É Dezoito Brumário
Mas vamos dar um stop
Porque terminou o horário
E vê se noutro momento
Focaremos nesse evento
Aqui no chãozinho do Mário*

*Escola Municipal Mário Trindade Cruz
Pirambu-SE

FIM DA AULA

Pirambu-SE, maio de 2016

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom! Parabéns para as autoras! E também para o professor que além da História, prepara a continuação do cordel. Vou aprender a disciplina com vocês muito mais que quando era estudante.