domingo, 22 de março de 2009

ATÉ QUANDO????????????????

Brincando de ser prefeito

Por Elder Muniz * eldermuniz@yahoo.com.br

Não faz muito tempo, e perguntavam-me com freqüência, quem era o prefeito de Pirambu. O tempo passou, porém não consegui encontrar uma resposta para tal pergunta. Será que alguém ousaria responder quem é o prefeito?!

Está nascendo em Pirambu uma nova modalidade recreativa para o entretenimento de crianças que não conseguem andar com os próprios pés, e quem precisam do caminho mais fácil para se dar bem na vida, pois por falta de profissionalização, tiveram que entrar na política. Agora neste município brinca-se de ser prefeito, mas esta não é uma brincadeira democrática, nem educativa, pois apenas uma criança se diverte.

Tenta-se forçosamente formar uma pequena liderança que na ausência de talento e vocação, apela para a uma brincadeira que não tem nenhuma graça. O prelúdio administrativo desta criança está contribuindo para o agravamento da situação pela qual passa o município. Pois a atuação do ?grande administrador? é inexistente, perto do exibicionismo do atabalhoado ?prefeitinho?. Deve ser engraçado para esta bela criança e seus orgulhos pais perseguir funcionários, demitir servidores, negar direito aos honrados educadores, pagar salários de miséria a chefes de família que precisam alimentar seus filhos, enfim, parece ser muito engraçado rir do sofrimento do povo!

A criança que, segundo o pai, cuidaria dos negócios da família, assume atualmente o papel de administrador da cidade. Desta forma não fica difícil perceber que, quando o ?grande administrador? falava em administrar os negócios da família, referia-se a prefeitura como tal negócio. Portanto ele só está fazendo o que o pai prenunciava há algum tempo.

Dotado de um grande desprestígio entre os funcionários, o ?pequeno prefeito? tenta torna-se popular e simpático a todo custo, mesmo que para isto tenha que submeter-se ao contra-senso do seu próprio séquito. Sendo muitas vezes alvo da própria construção desordenada de uma carreira política que? estranhamente? se assemelha a carreira política de um dos seus maiores adversários.

Usando a velha máxima? O tempo é o senhor da razão?, Vamos esperar para ver qual será o percurso que fará esta prematura e ingênua criança. Torcendo para que ela tenha uma infância tranqüila e harmônica. Para que desta forma não desenvolva qualquer tipo de trauma relacionado às suas frustrações político-eleitorais.

_________________________________

* Elder Muniz é estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe e cidadão pirambuense

Texto publicado no site: http://www.tribunadapraia.com/

Nenhum comentário: