quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Santo Antônio Casou Eu


LITERATURA DE CORDEL 
SANTO ANTÔNIO CASOU EU!
Por Agnaldo Silva
Leia essa frase agora 
E continue debulhando
Que eu e o meu Coisinho
Vamos juntos relatando
As crenças do ciclo junino
Mas só vale se for rimando 
*
Mimosa meu coração
Sabes que Santo Antônio
Tem culpa no nosso amor
Que beleza de matrimônio
Atado com reza forte
Que expulsa até demônio 
 *
E seguindo com essa prosa
Disseram-me que o tição
Retirado da fogueira
Da véspera de São João
Deve ficar bem guardado
Para o tempo da escuridão
 *
Escute, soube também
Que tem outra tradição
Se ispiá num vaso com água 
Na manhã de São João 
Se você não vê as zureia 
Num demora, vai pro caixão
*
Arrepare, o João Batista
É um santo preguiçoso
Passa a festa dormindo
Mas dizem que é tinhoso
Se acordá-lo no meio da festa
Ele fica muito furioso
*
Sobre as comidas do ciclo 
O milho está carimbado
Em dezenove de março 
Lá no chão é enterrado 
Para no mês de São João   
Comê-lo cozido ou assado
*
E você que leu o cordel
Vá pulando sobre a fogueira
Vai ser meu compadre ou comadre
É sério não é brincadeira
São três pulos cruzados
Para a bênção derradeira
*
Vamos selar esse momento 
Pedindo a São Pedro proteção 
Sendo o chaveiro do céu 
Que nos dê a permissão 
Vamos ficando por aqui                                             
Um abraço e um aperto de mão 

Esta publicação faz parte de um projeto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico de Rádio e TV (Senac-SE), como pré-requisito para a obtenção da avaliação da uni-dade temática. Módulo I. Professora: Janete Cahet.

Nenhum comentário: